Ceres e Syngenta ampliam parceria para desenvolver o sorgo no Brasil
A empresa de culturas bioenergéticas Ceres, Inc. e a Syngenta anunciam a ampliação de sua parceria para desenvolver o mercado de sorgo no Brasil. As companhias pretendem avançar na sua estratégia de promover o uso tanto do sorgo sacarino como do sorgo energia junto às usinas brasileiras de etanol.
Pelo acordo renovado, a Syngenta e a Ceres continuarão a colaborar em estudos de campo com as usinas. A Syngenta avaliará seu portfólio de defensivos agrícolas em associação aos híbridos da Ceres, enquanto a Ceres fornecerá tanto as sementes como o apoio à pesquisa da cultura. As duas empresas coordenarão a extensão dada às usinas de etanol e desenvolverão programas de treinamento industrial.
A Syngenta indicou que planeja avançar com suas avaliações destinadas ao registro de novos defensivos voltados ao cultivo do sorgo. “Consideramos o sorgo sacarino um potencial complemento à cana-de-açúcar para a produção de etanol e trabalhamos com a Ceres na identificação dos melhores protocolos para oferecer proteção completa e ampliar o potencial inerente a esta cultura”, diz Adriano Vilas Boas, diretor Global de Marketing para Cana-de-Açúcar da Syngenta.
“Estamos satisfeitos em trabalhar com uma empresa líder amplamente reconhecida com vistas a fornecer mais opções de defensivos agrícolas para o cultivo do sorgo a nossos clientes em comum”, afirma André Franco, gerente-geral da Ceres Sementes do Brasil Ltda. “O trabalho conjunto com a Syngenta resultou em progressos importantes ao ajustar as práticas de manejo da cultura que possam melhorar a produtividade por meio do aumento da proteção contra pragas, doenças e ervas daninhas.”
O sorgo sacarino é uma cultura resistente que permite estender o período de produção de etanol por até 60 dias no Brasil. Ele pode ser cultivado em terra em descanso e processado utilizando o mesmo equipamento da cana. Uma vez que cresce entre 90 e 120 dias apenas, a planta exige menos água e outros insumos do que a cana. As variedades de sorgo sacarino da Ceres foram plantadas em mais de 3.000 hectares na safra passada, em mais de 30 usinas. Plantado principalmente por sua produtividade em termos de biomassa do que por seu conteúdo de açúcar, o sorgo energia é uma cultura energética que pode ser utilizada como matéria-prima para a bioenergia, como aquecimento e eletricidade.
Sobre a Ceres
A Ceres, Inc. (www.ceres.net) é uma empresa de biotecnologia agrícola que desenvolve e comercializa sementes para culturas bioenergéticas utilizadas na produção de combustíveis renováveis para transporte, energia elétrica e produtos de base biológica. A empresa une o melhoramento genético avançado e a biotecnologia para desenvolver produtos que possam resolver as limitações de matérias-primas de primeira geração de bioenergia, aumentar a produtividade da biomassa, reduzir o uso de insumos agrícolas e melhorar o cultivo em terras marginais. Suas atividades de desenvolvimento incluem o sorgo sacarino, sorgo energia, switchgrass e miscanthus. A Ceres comercializa seus produtos sob a marca Blade.
Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 27.000 colaboradores em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer à vida o potencial das plantas. Por meio de ciência de classe mundial, alcance global e compromisso com nossos clientes,
ajudamos a aumentar a produtividade das culturas, proteger o meio ambiente e melhorar a
saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, por favor, acesse
www.syngenta.com
Declarações prospectivas da Ceres
Este release pode conter declarações prospectivas. Todas as declarações, além das relativas a fatos históricos – incluindo aquelas referentes aos esforços da Ceres para desenvolver e comercializar seus produtos, ou antecipar produtividade e performance de produtos, estratégias e negócios de curto e de longo prazo, expectativas de mercado e indústria, resultados futuros de operações e posição financeira – são declarações prospectivas. Não se deve depositar confiança indevida nelas, porque envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que estão, em alguns casos, fora do controle da Ceres. Fatores que podem afetar materialmente os resultados reais podem ser encontrados nos arquivos da Ceres na Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA. A Ceres não assume qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros. Essas declarações prospectivas não devem ser consideradas como representativas das posições da Ceres sobre qualquer período subsequente à data.
Declarações prospectivas da Ceres
Este release pode conter declarações prospectivas, que podem ser identificadas pela
terminologia “espera”, “poderia”, “iria”, “potencial”, “planeja”, “perspectivas”, “estimados”,
“objetivando”, “a caminho”, e expressões similares. Tais declarações podem estar sujeitas a riscos e incertezas que podem levar a resultados que diferem materialmente de tais afirmações.
Indicamos os arquivos da Syngenta disponíveis ao público na Securities and Exchange
Commission (SEC) dos EUA para obter informações sobre estes e outros riscos e incertezas. A Syngenta não assume nenhuma obrigação de atualizar declarações prospectivas para que estas reflitam resultados reais, premissas alteradas ou outros fatores. Este release não se constitui nem faz parte de qualquer oferta ou convite para vender ou emitir, nem de qualquer solicitação de oferta de compra ou de subscrição de quaisquer ações ordinárias da Syngenta AG, ou da Syngenta ADSs. Também não servirá de base nem poderá ser considerado vínculo para qualquer contrato.