You are here

Iniciativas para Polinizadores

Aqui, nós apresentamos iniciativas que promovem a conscientização da importância dos polinizadores e a coexistência deles em áreas agrícolas, que fazem parte do nosso Plano de Agricultura Sustentável, The Good Growth Plan. Essas iniciativas nos ajudam a promover a biodiversidade, ou seja, contribui para a nossa meta global de aumentar a biodiversidade em 5 milhões de hectares de terras cultivadas. Saiba mais sobre o nosso Plano.

Coexistência com o Melão e Cana de Açúcar

Conhecido como “Coexistência”, o projeto apresenta uma solução completa aos produtores de cana-de-açúcar e melão amarelo. Por meio de quatro etapas: diagnóstico, planejamento, execução e monitoramento, conseguimos zerar a mortalidade de abelhas nas regiões onde o projeto foi implementado, incentivando a comunicação entre o agricultor e o apicultor, para que nos períodos de aplicação agrícola as caixas das abelhas possam ser fechadas a tempo, impedindo a contaminação e possíveis consequências.

Além de promover melhorias de produtividade, o aumento da atividade apicultora e a convivência harmoniosa entre as partes, provando que a sustentabilidade é o melhor caminho.

Uma parceria entre a Syngenta, a UNESP (Universidade Estadual Paulista de Rio Claro) e a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), este é o resultado do projeto que gerou resultados positivos nos Estados de São Paulo, Ceará, Bahia e Piauí.


 

Meliponários

O nosso projeto “Meliponários” visa ensinar a importância da preservação das espécies de abelhas nativas, tanto para o ecossistema quanto para a agricultura. Instalado em três localidades (Escola Municipal Agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães – Rio Claro, Bosque e Zoológico Municipal Fábio Barreto – Ribeirão Preto e o Instituto Biológico de São Paulo), nele podemos encontrar quatro espécies de abelhas sem ferrão: Jataí (ou indígena), Iraí, Uruçu-Amarela e Mandaçaia. Confira mais no vídeo a seguir:


 

Operation Pollinator

Apresentamos a vocês o nosso projeto Operation Pollinator, uma iniciativa global que começou há mais de 15 anos. A proposta dele é a conservação da fauna polinizadora, beneficiando os recursos naturais e favorecendo a produtividade no campo. Nele o principal objetivo é aumentar o número de polinizadores por meio de ambientes propícios e seguros, desenvolvidos, sob medida, para áreas agrícolas comerciais. No Brasil, já desenvolvemos um plano específico para os biomas Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado.

Gostou do projeto? Venha conferir:


 

Programa Colmeias

Este é um projeto feito pela Fibria em que nós somos apoiadores. O programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da atividade apícola nas unidades florestais da Fibria, implantando novas tecnologias em conjunto com os apicultores, produtores rurais e assentados da agricultura familiar por meio do uso múltiplo da floresta. Organizando de forma sustentável a cadeia produtiva do mel e proporcionando a melhoria na geração de renda e qualidade de vida das comunidades. Se interessou? Vem assistir com a gente: