Boas práticas na aplicação aeroagrícola são apresentadas em evento no Rio Grande do Sul

Notícia

São Paulo, 05 de outubro de 2015 - Produtores rurais e profissionais do mercado agroaéreo da região de Capivari do Sul (RS) participaram de um Dia de Campo na última sexta-feira (2/10), que demonstrou como as boas práticas na aplicação aérea podem contribuir para a sustentabilidade, aumentando a produtividade e rentabilidade nas lavouras. O evento foi promovido pela Syngenta e realizado no Centro de Tradições Gaúchas da cidade.

O treinamento teórico e prático foi liderado pelo engenheiro agrônomo Dr. Ulisses Antuniassi, professor titular do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu (SP) e especialista no assunto. Entre os temas abordados estava o programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), que tem o apoio da Syngenta.

O CAS é uma importante ferramenta para a promoção da segurança ambiental na aplicação aérea. O programa incentiva o uso de técnicas que ajudam a reduzir o risco de deriva e de possíveis impactos ambientais. É um sistema voluntário de certificação que incentiva a capacitação e a qualificação de empresas de aviação agrícola e de operadores aeroagrícolas privados, além de ampliar o conceito de responsabilidade e sustentabilidade nas lavouras do Brasil.

“Treinamentos como esse são muito importantes para que cada vez mais profissionais da agricultura tenham acesso a conhecimento de ponta e implementem as melhores práticas, que são fundamentais para o aumento da produtividade enquanto se cuida do meio ambiente a nossa volta”, afirma José Selomar Oliveira, proprietário da empresa Capivari Aviação Agrícola.

Sobre o CAS

Idealizado em 2013 pela Syngenta e realizado pela Fepaf (Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais), em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal), o CAS é coordenado por representantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), UFLA (Universidade Federal de Lavras) e UFU (Universidade Federal de Uberlândia), e conta com o apoio do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola).

Desde seu lançamento, mais de 70 empresas já foram certificadas.

“O Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta tem entre seus pilares a capacitação dos produtores rurais, a promoção da segurança das pessoas e a preservação da biodiversidade. O CAS traduz todos esses objetivos, e por meio dos dias de campo levamos mais conhecimento aos agricultores, donos de empresas aeroagrícolas e pilotos”, comenta Anne Silva, coordenadora de segurança do produto da Syngenta.

Em setembro deste ano, o CAS foi um dos vencedores na categoria Melhor Programa de Stewardship (em português, segurança do produto) do prêmio Agrow Awards - concedido por um dos mais importantes portais internacionais de notícias do setor.

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com e www.goodgrowthplan.com. Siga-nos no Twitter® em www.twitter.com/Syngenta
 

Assessoria de Imprensa Syngenta

Approach Comunicação Integrada
Melissa Cerozzi – melissa.cerozzi@approach.com.br
(11) 3846–5787 (ramal 69)