You are here

De Minas Gerais para o mundo: boas práticas conectam pequenos cafeicultores com o mercado internacional

Notícia
10.10.2014

 


São Paulo, 10 de outubro de 2014 – O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e, além de manter sua popularidade global, alcançou nos últimos anos o status de alimentogourmet. Boa parte desse sucesso se deve aos pequenos agricultores que, mesmo diante de entraves como custo de produção e gestão das propriedades, trabalham pelo aumento não apenas da produtividade, mas também da qualidade do grão produzido no Brasil. No país, o cultivo por pequenos produtores chega a 81% do mercado, representando 45% da área colhida. E a partir de agora, a abertura para mercados internacionais para o café produzido em propriedades familiares se torna uma realidade mais próxima.

Em uma iniciativa envolvendo diversos elos da cadeia, um grupo com 143 pequenas unidades cafeicultoras do estado de Minas Gerais conquistou o selo de boas práticas de cultivo pela UTZ Certified, programa para o cultivo sustentável de café, cacau e chá. As propriedades contempladas fazem parte do programa Caminho Sustentia, que leva a esse público uma proposta de serviços e benefícios adicionais aos já disponíveis na plataforma NUCOFFEE. O Caminho Sustentia teve início com a formação de um sistema interno de gestão, que coordena em parceria com cooperativas cafeeiras. O programa monitora e valida o processo de implementação da certificação em grupo, a partir de ferramentas de rastreabilidade e planejamento agrícola. Também foram incorporadas soluções para a melhoria da produtividade e qualidade do café, e serviços de capacitação e auditoria, facilitando aos pequenos agricultores a adesão aos princípios de das boas práticas agrícolas.

Nesse cenário, o convênio firmado com a UTZ Certified agregou ao projeto o conceito de “better farming” com ações que preconizam a adoção das boas práticas agrícolas, a promoção de condições justas de trabalho no campo e a geração de menor impacto ambiental e promoção da biodiversidade. Uma vez implementadas, essas iniciativas resultam em maior produtividade, maior qualidade e menor custo de produção, além de um meio ambiente mais saudável e melhor qualidade de vida para os cafeicultores. Cada uma das frentes terá métricas de mensuração e avaliação.

“Estamos disseminando conhecimento com essa iniciativa em um formato de colaboração que possibilitará aos produtores estarem mais bem organizados e melhorarem sua performance agrícola, ao passo em que cumprem as regulações nacionais e ambientais”; disse Eduardo Sampaio, representante da UTZ Certified no Brasil.

“O Caminho Sustentia, em comparação com a plataforma NUCOFFEE, tem como foco o pequeno produtor, que desenvolve suas atividades em áreas com até 20 hectares, ou o equivalente a 85% das propriedades dedicadas à cafeicultura no Brasil”, explica Giuliano Tozzi, diretor de especialidades de Syngenta no Brasil. “Essa decisão faz parte do The Good Growth Plan, nossa iniciativa global de fomento à produção sustentável de alimentos, que tem o cuidado como o pequeno agricultor como um de seus compromissos”, conta o executivo.

O projeto completou o primeiro ano de implementação. Agora, o Caminho Sustentia se prepara para a segunda etapa, buscando aumentar a adesão de novos produtores e continuar o ciclo de evolução (previsto em 4 anos) com as fazendas certificadas em 2014.
 
Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 28.000 funcionários em mais de 90 países dedicados a um único propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, acesse http://www.syngenta.com/
 
Sobre a UTZ Certified
O UTZ Certified é um programa e um selo para o cultivo sustentável de café, cacau e chá. Sua missão é criar um mundo onde o cultivo sustentável seja a regra. O programa UTZ permite que os agricultores aprendam melhores métodos de cultivo, aprimorem as condições de trabalho e cuidem mais das pessoas e do meio ambiente. A conformidade com nossos requisitos estritos por parte das propriedades agrícolas e empresas com certificado UTZ é monitorada de perto por terceiros independentes. Para mais informações, acesse:  http://www.utzcertified.org
 
Sobre parceira UTZ & Nucoffee
Nucoffee é um programa criado pela Syngenta visando valorizar o café brasileiro, estimular qualidade, implementar boas práticas agrícolas e transparência nas relações comerciais, aproximando produtores do mercado externo. Mais informações em: http://www.nucoffee.com.br
A iniciativa Caminho Sustentia é um programa ‘multistakeholder’ focado na eficiência e prosperidade do pequeno produtor de café; em conjunto com Nucoffee/Syngenta, UTZ e 20 cooperativas no estado de Minas Gerais.
O programa de treinamento dá especial atenção na implementação de sistemas de controle interno, novas tecnologias e melhoria das condições sociais e ambientais nas comunidades de pequenos produtores de café.
UTZ Certified e a Nucoffee iniciaram um programa de treinamento para pequenos produtores de café no Brasil através do Caminho Sustentia, em 2013. O programa de treinamento foca no aumento de eficiência através de assistência técnica para a implementação de boas práticas agrícolas e modelos de gestão. UTZ Certified e Nucoffee planejam atingir 800 pequenos produtores em 2013, e cerca de 10.000 produtores em um período de cinco anos, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Espírito Santo, no Brasil.