Novos moradores chegam ao aniversário do PLANETA INSETO

Notícia

No próximo dia 05 de dezembro, o Zoológico de Insetos, localizado no Museu do Instituto Biológico, conhecido por PLANETA INSETO, faz aniversário.  Para comemorar os 4 anos de atividade, 4 novas espécies de abelhas chegarão para aumentar a família. Trata-se das abelhas sem ferrão, produtoras de um mel delicioso. Esse grupo de abelhas também desempenha importante papel para o equilíbrio ambiental, uma vez que é responsável pela polinização de grande parte das espécies vegetais existentes e, portanto, fundamental para a alimentação humana. A organização social e a importância ecológica dessas abelhas, que por não possuírem ferrão são dóceis e inofensivas, representam um importante instrumento para Educação Ambiental. As abelhas a serem incorporadas são nativas de nossa região.

Segundo Antonio Batista Filho, diretor do Instituto Biológico, “os principais objetivos do projeto são a difusão da produção de mel por insetos deste grupo (abelhas sem ferrão) e a educação ambiental”. A iniciativa é uma parceria do Instituto Biológico (IB-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com a empresa Syngenta.

O projeto será instalado em um espaço denominado “Recanto das abelhas”, constituído pelas espécies Jataí, Iraí, Mandaçaia, Uruçu-Amarela.

“Para nós da Syngenta esta parceria é muito importante, pois um dos nossos compromissos é promover a biodiversidade, principalmente relacionada à proteção de áreas com habitats para insetos polinizadores, como as abelhas” afirma Luiz Dinnouti, Gerente de Segurança de Produtos da Syngenta.

O PLANETA INSETO é o único Jardim Zoológico de Insetos do Brasil, que possui autorização para manejo e exposição de insetos. É certificado pela norma ISO 9001: 2008 para divulgação científica e cultural em entomologia.

A exposição PLANETA INSETO disponibiliza ao público, de forma lúdica e interativa, informações sobre o quanto os insetos estão presentes em nosso cotidiano, sua importância para o meio ambiente, produção de alimentos e saúde pública.

SERVIÇO: 

Museu do Instituto Biológico / Planeta Inseto
Endereço: Rua Dante Pazzanese, 64
Vila Mariana – São Paulo/SP
Quando: Terça a domingo, das 9 às 17h.
Fone: (11) 2613-9500 e 2613-9400
E-mail: planetainseto@biologico.sp.gov.br       
www.biologico.sp.gov.br