Projeto do Paraná de recuperação de nascentes completa 10 anos e chega a outros estados

Notícia

São Paulo, 23 de setembro de 2014 - O recurso natural mais valioso do mundo está sob alerta máximo. Encontrar alternativas de abastecimento tornou-se ainda mais importante diante de uma estiagem jamais vista. Uma dessas alternativas é o Projeto Água Viva, voltado à recuperação de nascentes de rios. Realizado por meio de uma parceria entre a Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel) e a Syngenta, a iniciativa teve início em 2004 no Paraná e foi ampliada para outras regiões, beneficiando  mais de 70 municípios em 11 estados.

Em uma cerimônia solene programada para hoje em Cascavel, será comemorada a recuperação da nascente de número oito mil. No evento, será assinado um termo para renovação da parceria entre a empresa e a cooperativa, além de estabelecer metas anuais para recuperação de nascentes e métricas para os impactos positivos nas comunidades, biodiversidade e agricultura.  O projeto faz parte da iniciativa global da Syngenta chamada The Good Growth Plan, na qual a empresa estabeleceu seis compromissos mensuráveis voltados à sustentabilidade na agricultura até 2020, entre os quais está a promoção da biodiversidade.

“Muito mais que recuperar as nascentes, o projeto Água Viva tem objetivo social e econômico, pois trabalha para conscientizar as famílias sobre a importância de preservar os recursos hídricos existentes nas propriedades rurais, aumentando o fluxo das nascentes nesses locais, além de garantir a qualidade da água”, diz Leandro Conti, Diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta.

 “Os resultados do projeto trazem melhorias na qualidade de vida, valoriza a propriedade rural, aumenta a produtividade de aves, suínos e bovinos, além de ajudar a manter as famílias no campo”, completa Leandro. Somente no ano de 2013, foram recuperadas mais de 1.000 nascentes em quatro estados - Paraná, Goiás, Santa Catarina e Alagoas.

Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 28.000 funcionários em mais de 90 países dedicados a um único propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, acesse www.syngenta.com