Região Sul possui maior incidência de nematoides e doenças do solo no país

Produtos & Tecnologias
Nematoides e doenças do solo têm gerado grande impacto econômico aos produtores brasileiros. Segundo estudo realizado no ano passado pela Syngenta Proteção de Cultivos, empresa líder global em soluções agrícolas, em parceria com a Agroconsult e a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN), os prejuízos podem chegar a R$ 65 bilhões para o setor todos os anos no Brasil. Entre os cultivos mais afetados estão soja, milho e algodão, três importantes commodities para o mercado nacional.
 
Para apoiar os produtores no que toca essa problemática do solo, a Syngenta segue levando informações e apontando tecnologias efetivas para o controle de tais ameaças por meio da Operação Inimigo Oculto. O objetivo da iniciativa é conscientizar agricultores de todos os polos agrícolas do país, como a Região Sul, mostrando que este controle é imprescindível para tratar do problema que causa milhões em perdas no campo em escala nacional.
 
Ainda segundo o estudo, a região sul, embora não demonstre visualmente, é uma das regiões que mais sofrem com o problema. No Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram encontrados nematoides em 97,03% das amostradas coletadas – a maior incidência entre os estados brasileiros.
 
solo degradado
Estudo foi realizado pela Syngenta Proteção de Cultivos, em parceria com a Agroconsult e a SBN.
 
“Nosso objetivo prioritário é a conscientização, mostrando que o manejo é imprescindível para controlar o problema. Um solo saudável é o passo inicial para manter o bom desenvolvimento, produtividade e rentabilidade da lavoura. A Syngenta tem como norte oferecer apoio e conhecimento para combater este e outros problemas que geram um prejuízo elevado e crescente para a agricultura", afirma Daniela Ribeiro, Gerente de Portfólio e Projetos da Syngenta.
 
A Operação Inimigo Oculto integra uma plataforma digital que conta com pesquisas, mapas, infográficos, soluções e conteúdos desenvolvidos em parceria com pesquisadores e especialistas no assunto. A iniciativa tem a finalidade de compartilhar conhecimento constantemente, para que os profissionais do agronegócio conheçam a problemática e possam encontrar as melhores soluções de manejo para elevar a performance das lavouras.
 
A empresa também conta com um portfólio de soluções em produtos biológicos e químicos e tecnologias de tratamento para a proteção dos cultivos contra estes inimigos. Entre eles está o AVICTA® Completo, solução única no mercado para o tratamento de sementes para a cultura de soja que oferece tripla proteção, já que é recomendado para o manejo de pragas, doenças e nematoides; o CLARIVA® Sky, nematicida biológico focado na soja e indicado para áreas com maior pressão de nematoide-do-cisto; o FORTENZA® Elite, solução para tratamento de sementes no controle contra o complexo de lagartas e outras pragas iniciais, além do controle de nematoides e doenças, e o ARVATICO®, novo fungicida e nematicida microbiológico com inovadora formulação de fácil aplicação e compatível com produtos do mercado para tratamento de sementes.
 
“A Syngenta vem investindo muito a cada ano para garantir que as lavouras sejam cada vez mais saudáveis, rentáveis e sustentáveis, oferecendo o mais completo portfólio químico e biológico com soluções integradas ao mercado”, finaliza Daniela.
 
Sobre a Syngenta
A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.
 
O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.
 
Contatos para a imprensa
Giusti Comunicação (FSB Holding)
+55 (11) 97687-5028