Dia Internacional da Mulher na Ciência: centro de pesquisas de Uberlândia (MG) da Syngenta Seeds tem 46% de cientistas do sexo feminino

Institucional
As questões de gênero estão presentes em diversas pautas do cotidiano. O tema é, ainda, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa contribuir para o cumprimento da Agenda 2030 em busca de um mundo melhor para todos os povos e nações.
 
Celebrado em 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência tem o objetivo de dar visibilidade às contribuições das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. A data, que foi instituída em 2015 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e ONU Mulheres busca, ainda, ajudar a mudar um cenário onde 30% dos profissionais do mundo são do sexo feminino. 
 
A ciência e a inovação andam lado a lado e são parte fundamental do trabalho da Syngenta Seeds no Brasil, onde atua desde a pesquisa até à comercialização de sementes de milho e soja. Também é em território brasileiro que está localizado o maior centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa na América Latina, em Uberlândia (MG), com mais de 170 profissionais dedicados à ciência em áreas que vão desde laboratórios até análise de dados.
 
Nesta unidade, 46% dos cientistas são mulheres, reflexo dos esforços de uma empresa que tem a diversidade como um dos seus pilares de negócios e, entre outras iniciativas, incentiva o mapeamento de talentos femininos.
 
Narjara Cantelmo, na empresa há quatro anos, hoje ocupa o cargo de diretora de Ciência de Dados e Genética Aplicada da Syngenta Seeds para América Latina. Com graduação e mestrado em engenharia agronômica e doutorado em Genética de Plantas, já passou, desde sua chegada na companhia, por outras três funções na área de pesquisa e participou do desenvolvimento da plataforma para análise de DNA da soja.
 
Narjara Cantelmo, na empresa há quatro anos, hoje ocupa o cargo de diretora de Ciência de Dados e Genética Aplicada da Syngenta Seeds para América Latina.
 
“Eu vim para a Syngenta Seeds pelo convite de uma mulher! E acredito que dois fatores foram essenciais para meu crescimento na empresa: as oportunidades internas e a segurança que eu sentia para me expressar sem me sentir diminuída e mostrar do que eu era capaz”, comenta Narjara.
 
Sobre a Syngenta 
A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Com ambição de ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta, o objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. As tecnologias da Syngenta permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas. 
 
O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.