No Dia Mundial das Abelhas, Syngenta e Cofco INTL promovem evento para reforçar importância dos polinizadores

Eventos
Com o objetivo de debater a importância da preservação dos polinizadores, a Syngenta, empresa líder global em soluções agrícolas, e a Cofco INTL, plataforma de agronegócios da COFCO Corporation, uma das maiores companhias agrícolas e de alimentos da China, com atuação global, realizam nos dias 19 e 20 de maio um evento para celebrar o Dia Mundial da Abelha (20). A iniciativa será marcada pela instalação de colmeias, identificação de árvores e rodas de conversa com pesquisadores da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), para reforçar a importância das abelhas e demais polinizadores na produção de alimentos.
 
O evento é mais uma ação do Projeto Polinizar e acontece no Termas de Ibirá, em Ibirá - SP. Direcionado a produtores rurais, apicultores e alunos da região, o encontro será gratuito e aberto ao público.
 
"Essa celebração e união de esforços com uma empresa com princípios sustentáveis muito bem estruturados como a Cofco, tem como objetivo a conscientização e sensibilização sobre a relevância das abelhas para a produção e qualidade dos alimentos por meio da polinização na natureza. A Syngenta tem como missão a conservação da fauna polinizadora, beneficiando os recursos naturais e favorecendo a produtividade no campo, e é isso que queremos transmitir para os participantes", destacou Bruno Cesar Ananias, Gerente de Sustentabilidade da Syngenta.
 
abelhas
Objetivo do evento é debater a importância da preservação dos polinizadores.
 
Esta não é a primeira vez que Cofco e Syngenta se unem em prol da conservação destes e outros agentes polinizadores. Desde 2016, as duas empresas buscam a promoção da agricultura sustentável e a manutenção de uma relação harmoniosa entre o agronegócio e a conservação da biodiversidade. O encontro, que também contará com o apoio da Prefeitura de Ibirá, terá a presença do Projeto Kombee. A iniciativa idealizada pela bióloga Isabela Cardoso Fontoura, visa a educação ambiental e instrução da população sobre a importância de polinizadores, além de frisar a relevância destes animais para a agricultura, segurança alimentar e manutenção da biodiversidade do planeta.
 
Abelhas e Agricultura
Devido a estudos científicos recentes, a visão sobre a importância destes insetos na agricultura tem mudado. Segundo relatório publicado em 2021 no Journal of Economic Entomology, as abelhas são responsáveis pela polinização de 42% das 57 espécies de alimentos mais plantadas no mundo. No Brasil, cerca de 76% dos cultivos são beneficiados pela polinização animal, considerando plantas cultivadas para alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras. E essa polinização impacta não só na quantidade, mas também na qualidade dos frutos cultivados.
 
Estudos recentes têm demonstrado que a produção agrícola de cultivos fundamentais para a balança comercial brasileira, como soja, café, feijão e laranja, vem apresentando benefícios com a polinização realizada pelas abelhas. Já outros cultivos, como maçã, melão e castanha do Brasil, necessitam essencialmente de polinização animal para serem produzidos.
 
Sobre a Syngenta
A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.
 
O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.
 
Contatos para a imprensa
Giusti Comunicação (FSB Holding)
+55 (11) 97687-5028