A nova Fintech do agro: Syngenta Proteção de Cultivos lança conta digital que oferece pacote completo de soluções financeiras para agricultores de todos os portes, em todo o Brasil

Institucional
A Syngenta Proteção de Cultivos, líder global no desenvolvimento de tecnologias agrícolas, anuncia hoje o lançamento da Syde, conta digital em formato de aplicativo e internet banking que nasce com uma série de serviços financeiros, como crédito, pagamentos e transferências, e que oferecerá outras funcionalidades como seguros, cobrança, gestão de crédito, investimentos, cartões e demais serviços para produtores rurais, revendas de insumos e cooperativas agrícolas. Para a companhia, o movimento representa um passo natural em seu histórico e compromissos de trazer inovação e de estar ao lado do agricultor, apoiando o desenvolvimento do agronegócio.
 
O objetivo da Syngenta com a Syde é oferecer uma solução modular, que pode ser adaptada às necessidades de cada cliente. Por isso, a novidade tem a capacidade de suportar produtores, revendas e cooperativas de diferentes perfis, culturas e regiões. A conta digital será estruturada em parceria com uma Sociedade de Crédito Direto (SCD), que prestará o serviço de Banking as a Service (BaaS), tendo o crédito como funcionalidade mais importante, por meio de parcerias com fintechs e bancos, que serão os credores e administrarão o risco das operações. O desenvolvimento da interface da conta tem como foco a experiência do cliente, de modo a atender de maneira simples e intuitiva as principais demandas do ecossistema financeiro dos agricultores, além de produtos e serviços financeiros que, hoje, eles não possuem acesso.
 
“Queremos ser o melhor e mais completo parceiro financeiro do agronegócio. Para nós, a Syde é a evolução do papel da Syngenta no financiamento do setor, que antes concentrava seu atendimento a clientes diretos - principalmente revendas e cooperativas - e agora vai chegar também ao pequeno e médio agricultor, oferecendo novas opções para a sua gestão financeira”, comenta Leandro Serau, CFO da Syngenta Proteção de Cultivos.
 
syde
‘Syde’ funcionará como hub digital que permitirá aos produtores rurais fazerem gestão e contratação direta de soluções financeiras.
 
A versão inicial da Syde nascerá direcionada à oferta de uma variedade maior de operações de crédito para os produtores e com mais de 1 bilhão de reais de linhas adicionais, já contando com parceiros importantes como Itaú e as agfintechs Farm e AL5Bank. Além disso permitirá que atividades simples como transferências, pagamento de boletos, extratos, crédito e cobrança sejam gerenciados num único lugar e de forma integrada.
 
Banking as a Service como tendência no agronegócio
Não é de hoje que o mercado vive uma espécie de ‘bancarização empresarial’, na qual organizações desenvolvem produtos e serviços financeiros para apoiar clientes em diversos segmentos da economia. A própria Syngenta é um bom exemplo. Entre 2011 e 2021, a empresa realizou emissões de diversos Certificados de Recebimento do Agronegócio (CRAs) e Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) no mercado de capitais, que somaram R$ 5,5 bilhões. Já em 2022, a companhia acelerou o passo e o valor das operações estruturadas pela divisão de Soluções Financeiras da empresa chegou a R$ 6 bilhões, com mais dois FIDCs e uma operação de financiamento de estoques, superando o montante acumulado nos 10 anos anteriores.
 
A Syde representa um movimento inédito no agronegócio. “A alta de juros e custos elevados vivenciados pelos agricultores foram grandes motivadores para que a companhia continue gerando valor para seus clientes”, finaliza Serau.
 
Sobre a Syngenta
A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.
 
O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.
 
Contatos para a imprensa
Giusti Comunicação (Grupo FSB)
+55 (11) 97687-5028