Plantio direto aumenta até 20% da produtividade na cultura de soja

Institucional

O Sistema de Plantio Direto (SPD), impulsionado pela rotação de culturas, consiste em manter as palhas e plantas de culturas anteriores, formando uma cobertura no solo onde somente a linha de semeadura é revolvida. Partindo desse princípio, a técnica dispensa a aração ou gradagem da terra e favorece a conservação e manutenção da saúde do solo, combinando produtividade com sustentabilidade. 

A prática agrícola é utilizada no Brasil desde a década de 70 e, em grandes culturas de grãos, como a soja, pode gerar uma produtividade 20% maior do que a de culturas de manejo convencional. A longo prazo, além de preservar a saúde do solo, o plantio direto também gera mais estabilidade, auxilia no sequestro de carbono, diminui os impactos da chuva e a possibilidade de erosão evidenciando o papel do setor no combate aos efeitos gerados pelas  mudanças climáticas.

Pilar fundamental da  evolução da agricultura, a saúde do solo também guia o posicionamento da Syngenta, lançado em julho deste ano, e mostra como a agricultura regenerativa e positiva pode beneficiar o setor, o meio ambiente e o nosso futuro como sociedade.

O quarto episódio da websérie Agricultura Regenerativa e Positiva, disponível no YouTube, explora o equilíbrio entre produtividade e preservação do solo, premissa do Sistema de Plantio Direto (SPD) e de outras práticas agrícolas, como a rotação de culturas, tema do terceiro episódio.

 

Sobre a Syngenta

A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.

O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.