You are here

Suporte ao produtor e perfil especial de café são destaques da Syngenta em live do Caminhos do Agro SP

Eventos
17.09.2020

A cultura do café pautou a segunda live sobre cadeias produtivas realizada pelo programa Caminhos do Agro SP, que teve a participação de representantes da Syngenta para debater o assunto. Ao longo de mais um encontro virtual, realizado no último dia 16, executivos da companhia compartilharam as boas experiências da empresa, colhidas por meio das plataformas Nutrade e Nucoffee, no beneficiamento das diferentes etapas da cadeia produtiva do grão.

A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, em parceria com a TV Cultura, contou com as presenças de José Naves, Coordenador de Classificação da Nucoffee, e Diego Egídio, responsável por Qualidade e Desenvolvimento de Mercado da plataforma, além de Luiz Eduardo de Paula, Diretor de Agribusiness da H.Commcor, e mediação do Secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, Gustavo Junqueira.

“Há 12 anos a Nucoffee ajuda o produtor por meio de treinamentos e suporte especializado, visando auxiliá-lo a produzir cafés de alta performance e qualidade”, destacou José Naves durante a live. A capacitação de produtores e o incentivo à adoção de boas práticas agrícolas está em linha com o Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, que se apoia em quatro áreas prioritárias: acelerar a inovação para os agricultores e a natureza; trabalhar para que a agricultura seja neutra em carbono; promover a segurança e a saúde das pessoas; e realizar parcerias de impacto.

O crescente mercado de cafés especiais também foi abordado, juntamente com as inovações que vêm sendo feitas na bebida para proporcionar experiências cada vez mais ricas e diversificadas ao consumidor. Mais uma vez, a atuação da Nucoffee se destacou: uma parceria entre Syngenta e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) abriu portas para um novo perfil de café especial no Brasil. Por meio da uma técnica inovadora de fermentação controlada, foram identificadas leveduras naturais do fruto capazes de intensificar seu aroma, gosto e qualidade. A descoberta contribui para o papel cada vez mais expressivo dos cafés brasileiros no mundo e, devido aos seus aspectos ambientais e inovadores, a pesquisa também se conecta às metas do Plano de Agricultura Sustentável, especificamente ao compromisso da Syngenta de investir US$ 2 bilhões em agricultura sustentável, oferecendo ao menos duas tecnologias disruptivas por ano até 2025.

Outros temas abordados na conversa incluíram a importância das operações de barter, que trazem sustentabilidade à produção e segurança ao agricultor; os benefícios do investimento em ferramentas de gestão da produção, que também tornam o processo produtivo mais seguro e facilita práticas como a venda antecipada das safras e a importância da adoção de boas práticas agrícolas.

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola, que tem como ambição ajudar a nutrir o mundo e cuidar do planeta. Visamos melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura por meio de ciência de ponta e soluções inovadoras para os cultivos. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos recursos agrícolas disponíveis. Temos 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalhando para transformar a forma como os cultivos são plantados e manejados. Por meio de parcerias, colaborações e o The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável, nos comprometemos a aumentar a produtividade nas fazendas, resgatar terras da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em facebook.com/SyngentaBrasil, no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/syngenta/ e no Instagram em @SyngentaBrasil.

 

Contato para a imprensa

Race Comunicação

Sofia Melazzo, Thiago Eid e Wilson Barros

+55 11 2548-0720 / 2894-5607 / 98586-0018

[email protected]

 

Syngenta

Fabiana Trebilcock

+55 11 98136-8266 / 5643-2072

[email protected]

 

Nêmora Müller Reche
+55 11 99972-8434 / 5643-3995
nemora.reche@syngenta.com