Syngenta celebra participação de sucesso na inauguração da Ferrovia Norte-Sul

Institucional

A Syngenta, multinacional líder global em soluções agrícolas, e a Brado, referência nacional em serviços de logística multimodal, realizaram a primeira operação da Ferrovia Norte-Sul, que liga o Porto de Santos (SP) à estação intermodal de Porto Seco, em Anápolis (GO). O trem inaugural percorreu mais de 1.500 km e, após três dias de viagem, desembarcou em Goiás com defensivos agrícolas da Syngenta. A operação do primeiro trem ocorreu no final do mês de setembro. O fluxo maior de viagens vai acontecer a partir de novembro, quando estarão circulando dois trens semanais entre Santos e Anápolis. 

O trajeto marca a retomada de um projeto que foi iniciado há 36 anos e em 2023 teve a sua estrutura 100% concluída pela Rumo, responsável pela concessão da Ferrovia Norte-Sul e abre um futuro de possibilidades para o mercado Agrícola no Brasil.

“Estamos entusiasmados com as possibilidades que a ferrovia Norte-Sul nos oferece e fazer parte da primeira composição é um marco muito importante para a Syngenta, representando mais um passo em direção à redução da pegada de carbono em nossas operações logísticas e contribuindo com nossa agenda de sustentabilidade. A parceria estratégica com a Brado Logística e Bravo Serviços Logísticos nos coloca em posição privilegiada para escalarmos o transporte nesta rota, abastecendo alguns de nossos centros de distribuição de maneira mais eficiente, segura e sustentável”, ressalta Alessandra Gamero, Head de Logística na Syngenta.

Entre os objetivos da Syngenta com a parceria está garantir o suprimento e acesso dos agricultores às tecnologias desenvolvidas para apoiar na solução dos desafios vividos no campo e alavancar a prosperidade rural. A região a ser atendida por essa nova rota ferroviária representa grande parte do desenvolvimento do agronegócio do País nas últimas décadas, sendo fundamental para a economia nacional e para a segurança alimentar global.

O avanço da sustentabilidade aplicada ao agronegócio brasileiro será um grande benefício da parceria. Para essa nova rota de Goiás, a Brado projeta uma emissão evitada de 160 mil toneladas de CO2 nos próximos 5 anos. Isso equivale à emissão de mais de 34,5 mil veículos, para a qual seriam necessárias 1,1 milhão de árvores para absorver integralmente o volume.

“A sustentabilidade é uma prioridade para a Syngenta, acreditamos que a inovação e o desenvolvimento sustentável são fundamentais para cumprir o nosso compromisso de fornecer soluções que tornem a agricultura mais produtiva e sustentável, a utilização da Ferrovia Norte-Sul é um exemplo disso”, reforça Alessandra.

A Syngenta contará com o apoio da Bravo Serviços Logísticos, referência na armazenagem e distribuição de insumos para o mercado agrícola, que atua como parceira logística da Syngenta e suporta nas operações logísticas.

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Operação do primeiro trem reforça o compromisso da companhia em melhorar a experiência dos agricultores e em assegurar boas práticas de sustentabilidade em meio aos desafios logísticos do País.

“A Bravo sempre investe em parcerias que suportem a evolução de nossos clientes. Nesta parceria de longo prazo com a Syngenta, juntamente com a Brado, acreditamos na multimodalidade como uma opção sustentável”, finaliza Marcos Vilela, CEO da Bravo Serviços Logísticos.

Sobre a Syngenta

A Syngenta Crop Protection faz parte do Grupo Syngenta, uma das principais empresas agrícolas do mundo. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança enquanto cuidamos do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções agrícolas inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.

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