Syngenta e Scheffer assinam acordo de colaboração para desenvolver soluções biológicas para culturas chave no Brasil

Institucional

A Syngenta Proteção de Cultivos e a Scheffer anunciaram hoje que firmaram um acordo de colaboração de dez anos, no qual as empresas usarão suas capacidades complementares para desenvolver conjuntamente produtos biológicos derivados de microrganismos e especificamente adaptados para fazendas brasileiras – bactérias e fungos com foco no controle das principais pragas e doenças da soja, milho e algodão.
 

“Os agricultores de todo o mundo estão procurando mais opções e formas sustentáveis ​​de produzir. A Syngenta é uma empresa centrada no agricultor, que busca constantemente estar perto de seus clientes e responder às suas necessidades. O foco da Syngenta é permitir que os produtores alcancem maiores rendimentos de forma sustentável e lucrativa e, com isso, enfrentem desafios globais mais amplos, como a agenda de segurança alimentar, fontes renováveis ​​de energia e combate às mudanças climáticas”, afirma Juan Pablo Llobet, Diretor Regional da Syngenta Proteção de Cultivos na América Latina e no Brasil. Além do potencial de negócios resultante deste acordo, ambas as empresas compartilham objetivos importantes, como ampliar a adoção de práticas de agricultura regenerativa com foco na saúde do solo. “Syngenta e Scheffer querem inspirar muitos outros produtores a adotar práticas regenerativas a partir do uso de tecnologias combinadas e fornecer a eles o know-how e os meios para fazê-lo”, afirma Juan Pablo.
 

“Nossa experiência como produtores remonta a mais de 35 anos. Neste tempo, nos tornamos um dos principais produtores de algodão do Brasil e adquirimos visão e conhecimento significativos sobre as necessidades do agricultor. Com foco na saúde do solo, aliando o uso de defensivos agrícolas convencionais com soluções biológicas, buscamos um cultivo mais sustentável e um modelo de agricultura que se somasse às boas práticas já utilizadas em nossa gestão. E há cerca de sete anos iniciamos o cultivo com práticas regenerativas, que proporcionam ecossistemas mais resilientes, além de contribuir para uma agricultura de baixa emissão de carbono”, afirma Guilherme Scheffer, Sócio-Diretor da Scheffer.
 

A Scheffer mais que triplicou o número de hectares com práticas agrícolas regenerativas nos últimos dois anos – agora com 14 mil ha – e seu objetivo é expandir tais práticas para todas as nove unidades produtivas da empresa no Brasil e na Colômbia, atingindo 100% de suas áreas até 2030. Por isso, estão investindo em pesquisa, na retenção de pessoas qualificadas e em infraestrutura – incluindo uma fábrica de produtos biológicos em sua unidade de Sapezal. A Scheffer busca se conectar com diferentes stakeholders para alavancar estudos, inovações e parcerias que promovam a agricultura regenerativa no Brasil e no mundo.
 

Tendo os clientes no centro de tudo o que faz, a Syngenta busca parcerias que permitam o desenvolvimento de novas soluções para oferecer aos produtores opções complementares de produtos e tecnologias sustentáveis. Nos últimos anos, houve um foco em complementar nosso robusto pipeline de proteção de cultivos com inovação também em produtos biológicos. Juntamente com a aquisição da Valagro e o acordo de colaboração no tratamento de sementes com a Bioceres, esta parceria com a Scheffer é um passo nessa direção.
 

As soluções resultantes do acordo serão comercializadas inicialmente para produtores brasileiros, com potencial de expansão para outros países. As atividades de colaboração em P&D já estão em andamento, com testes de campo de microrganismos que já passaram nos testes de laboratório a partir desta safra. Os detalhes financeiros deste acordo não serão divulgados.

 

Sobre a Syngenta

A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.

 

Sobre a Scheffer

A Scheffer é uma empresa brasileira com mais de 35 anos de história na produção de grãos e fibras, com atuação também na pecuária de corte e armazenagem. Com sede em Cuiabá (MT), possui nove Unidades de Produção no Brasil e Colômbia, além de uma mineradora de termofosfato no estado do Pará.

 

Na década de 90, foi uma das pioneiras no cultivo de algodão em Mato Grosso. Em 2015 incorporou as práticas regenerativas ao seu manejo, e em 2020 tornou-se a primeira empresa brasileira certificada com o selo regenagri, por usar práticas regenerativas na produção em larga escala. Hoje, o propósito de regenerar a vida na terra é o que move a Scheffer, que tem como meta tornar 100% das suas áreas regenerativas até o ano de 2030.