Syngenta lança herbicida Axial para controle de gramíneas nas culturas do trigo e da cevada

Produtos & Tecnologias
A Syngenta Proteção de Cultivos anuncia o lançamento do produto Axial, um novo herbicida para o controle de gramíneas em cereais de inverno, em especial o azevém e as aveias. O produto é formulado a partir de um princípio ativo inédito no Brasil, o Pinoxaden, que possui ação pós-emergente, podendo ser utilizado nas culturas do trigo e da cevada.
 
Axial é uma nova proposta da companhia para o controle de plantas daninhas, responsáveis por reduções consideráveis na produtividade. Só o azevém, por exemplo, pode reduzir em até 30% a produtividade do trigo de uma safra inteira. As principais vantagens do Axial são a sua rápida penetração através da cutícula das ervas daninhas, a sua seletividade à cultura do trigo e da cevada e a sua alta eficácia no controle de aveias e azevém.
 
Rafael Berta, Gerente de Marketing de Herbicidas da Syngenta, explica que o cenário de plantas daninhas para os cereais de inverno tem se tornado muito complexo com a evolução dos casos de resistência “O azevém e as aveias são daninhas muito competitivas, com surgimento anual nas lavouras e muitas vezes com diversos fluxos de emergência dificultando o controle. Axial vem para trazer um novo patamar de controle de gramíneas, tornando-se um aliado fundamental para as estratégias de controle no curto, médio e longo prazo dos agricultores”.
 
Axial2
Axial é uma nova proposta da companhia para o controle de plantas daninhas.
 
Utilizado por produtores rurais baseados na Europa e nos demais continentes, o Axial é uma das principais novidades da multinacional líder global para o Brasil em 2023, sendo uma das tecnologias mais esperadas pelo setor nacional de cereais. Para este ano, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a safra nacional de trigo deve chegar a 10,5 milhões de toneladas, um aumento de cerca de 10% em relação à safra passada.
 
"Formulações contendo Pinoxaden e sob a marca Axial já são comercializadas em vários países, entre eles Espanha e Canadá, com resultados comprovados muito positivos. Para o Brasil, esperamos o mesmo sucesso para apoiar os agricultores nos desafios das próximas safras", destaca Berta.
 
Investimento em graminicidas
O Brasil possui aproximadamente 3 milhões de hectares destinados para a produção de trigo e cevada. As principais áreas produtoras são Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Atualmente, a região do cerrado vem demonstrando uma tendência de aumento de área plantada nas duas culturas.
 
De acordo com levantamento realizado pela Syngenta, cerca de 61% dos agricultores nacionais de trigo e cevada realizam a aplicação de pós-emergentes graminicidas em suas lavouras. Porém, a evolução da resistência das plantas daninhas é um dos principais desafios para os produtores de cereais de inverno.
"O controle de ervas daninhas é fundamental e esta novidade vai apoiar os agricultores não só no aumento da produtividade, mas também na qualidade para as futuras colheitas", finaliza Berta.
 
Sobre a Syngenta
A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.
 
O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.
 
Contatos para a imprensa
Giusti Comunicação (Grupo FSB)
+55 (11) 97687-5028