Deputados defendem a importância econômica e a sustentabilidade do agro brasileiro em evento da Unale

Eventos

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Associação de Rádios e TVs Legislativas (Astral), transmitiu na última terça-feira (15/12), em seus canais digitais, a live Os desafios do agronegócio para 2021. Apoiada pela Syngenta, a iniciativa convidou deputados estaduais de Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul para debater sobre as oportunidades e desafios para o agro no próximo ano; o papel das assembleias legislativas no desenvolvimento do setor; e a premente necessidade de a agropecuária brasileira demonstrar sua sustentabilidade para o mundo.

A presidente da entidade, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), mediou a conversa, que contou com a participação dos parlamentares Eduardo Salles (PP-BA), Marcio Fernandes (MDB-MS), Lissauer Vieira (PSB-GO) e Ernani Polo (PP-RS). Os deputados estaduais apresentaram as principais características e particularidades do agronegócio em seus respectivos estados e, de forma geral, sublinharam a importância da atividade à matriz econômica das regiões brasileiras.

A respeito dos desafios a serem enfrentados pela atividade em 2021, os deputados elencaram questões relacionadas à infraestrutura, como a falta de conectividade em determinadas localidades do país; e à manutenção das boas relações entre o Brasil e parceiros comerciais estratégicos, como a China. Os debatedores também destacaram a importância da introdução de novas tecnologias e da modernização das legislações para ampliar a competitividade do agronegócio. Acima de tudo, ressaltaram a necessidade de o agro brasileiro demonstrar a sustentabilidade de suas cadeias produtivas para o mundo.

Agenda sustentável

“Hoje vivemos um processo de hostilização muito forte, principalmente na área ambiental. Temos uma produção sustentável, com altos níveis de produtividade, sem aumento da área cultivada, além de uma das legislações ambientais mais cuidadosas do mundo”, destacou Ernani Polo.

Eduardo Salles reforçou a urgência de demonstrar a agenda sustentável do agro nacional, principalmente em um momento em que o Brasil passa por importantes negociações internacionais, como o acordo do Mercosul com a União Europeia e os tratados com a China. “Nosso papel é defender o agronegócio brasileiro, bem como garantir que haja projetos para fortalecer e manter a competitividade do setor”, disse.

O deputado Márcio Fernandes lembrou a importância dos pequenos produtores para agricultura familiar. “No Mato Grosso do Sul, os principais empecilhos aos agricultores de pequeno porte eram as condições de financiamento da propriedade e da produção. Graças à nossa atuação conjunta com o Governo Federal, hoje eles possuem acesso a recursos fundamentais e crédito”, explicou.

De acordo com Lissauer Vieira, Goiás tem tido alta, ano após ano, nas exportações de insumos agropecuários, que chegam a mais de 60 países. “A carne bovina, a soja e o milho são nossos principais produtos escoados. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2019/2020 o estado produziu 27,5 milhões de toneladas, com destaque para soja e milho. Também houve aumento da área plantada e incremento na produtividade. Não há dúvidas que registraremos novos recordes em 2021”, destacou.

Atuação da Syngenta

Ao final, foram apresentados os compromissos da Syngenta com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. “Gostaríamos de agradecer a todo o apoio da Syngenta, parceira da Unale nas conferências nacionais e, agora, também neste importante debate”, enfatizou a deputada Ivana Bastos.

Por meio de seu Plano de Agricultura Sustentável, a empresa se compromete a lançar duas novas tecnologias disruptivas por ano, municiando os produtores com ferramentas para que possam enfrentar os impactos das mudanças climáticas e ambientais, bem como a combater a perda da biodiversidade no campo. Além disso, a Syngenta irá investir US$ 2 bilhões em agricultura sustentável até 2025.

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola, que tem como ambição ajudar a nutrir o mundo e cuidar do planeta. Visamos melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura por meio de ciência de ponta e soluções inovadoras para os cultivos. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos recursos agrícolas disponíveis. Temos 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalhando para transformar a forma como os cultivos são plantados e manejados. Por meio de parcerias, colaborações e o The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável, nos comprometemos a aumentar a produtividade nas fazendas, resgatar terras da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em facebook.com/SyngentaBrasil, no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/syngenta/ e no Instagram em @SyngentaBrasil.

Contato para a imprensa

Race Comunicação