You are here

Semana de Campo marca a celebração de 30 anos do Projeto Centro-Sul Feijão e Milho, voltado à profissionalização de pequenos produtores

Eventos
27.02.2020
  • Evento ocorre entre 3 e 6 de março, em Ponta Grossa (PR); expectativa é reunir 1.600 agricultores
  • Projeto se conecta diretamente aos compromissos do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, que visa ampliar o acesso de pequenos produtores a tecnologias que viabilizem a produtividade sustentável de lavouras 

 

São Paulo, 27 de fevereiro de 2020 - Há 30 anos surgia o Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho. Fruto da parceria inicial entre Syngenta e Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), atualmente o programa também conta com o apoio do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Sua prioridade é profissionalizar pequenos agricultores de duas importantes culturas brasileiras, aumentando a produtividade e a renda de lavouras. Com foco no sul do País, especialmente no Paraná, a iniciativa tem como objetivo a capacitação de agricultores de pequeno porte, viabilizando o acesso às boas práticas e contribuindo para a sustentabilidade da agricultura.

Para celebrar as três décadas do programa, no período entre 3 e 6 de março Ponta Grossa (PR) receberá a 21ª Semana de Campo, um encontro entre produtores e diversos profissionais das cadeias produtivas para debater temas centrais do projeto. Entre eles: segurança do produtor e preservação do meio ambiente; manejo do solo (plantio direto e rotação de culturas); cultivares de feijão e híbridos de milho; manejo integrado de pragas e controle de doenças. A estimativa é reunir 1.600 agricultores.

 

Produtividade dobrada

Ao longo dos últimos 30 anos, os produtores atendidos pelo Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho dobraram sua produtividade em ambas as culturas. O salto se deve, além da capacitação às boas práticas de produção, ao acesso a políticas públicas de apoio e suporte à agricultura familiar, o que resultou em mais investimentos nas propriedades. No Paraná, o programa atende 2,5 mil agricultores por ano. Nas atividades em grupo, para difusão da metodologia, participam mais de 10 mil produtores.

Na safra 2018/2019, foram instaladas 124 unidades demonstrativas (UDs) em 42 municípios. Em termos comparativos, a produtividade média nacional de feijão foi 1.031 kg/há. No Paraná, chegou a 1.551 kg/há. Já os produtores do projeto atingiram 2.111 kg/há. O milho repete a proporção: a média nacional foi de 5.718 kg/há; no Paraná, de 6.394 kg/há; e os agricultores do programa alcançaram 8.816 kg/há.

 

Plano de Agricultura Sustentável

O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho, e todos os resultados viabilizados por meio dele, são considerados vitrines do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, que compreende seis compromissos ligados ao desenvolvimento da prática agrícola no mundo - https://www.syngenta.com.br/plano-de-agricultura-sustentavel.

Ao promover melhores práticas sustentáveis no campo, viabilizar condições justas e seguras de trabalho e capacitar pequenos produtores no que toca, principalmente, técnicas ambientalmente corretas de plantio e manejo adequado de solo e dos defensivos agrícolas, o Projeto se conecta diretamente às premissas do Plano.

 

Serviço:

30 anos do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho

Quando: 3 a 6 de março

Horário: 8h30 às 16h20

Onde: Fundação ABC Ponta Grossa – Rodovia PR-151, Km 288 - Ponta Grossa (PR)

 

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola, que tem como ambição ajudar a nutrir o mundo e cuidar do planeta. Visamos melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura por meio de ciência de ponta e soluções inovadoras para os cultivos. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos recursos agrícolas disponíveis. Temos 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalhando para transformar a forma como os cultivos são plantados e manejados. Por meio de parcerias, colaborações e o The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável, nos comprometemos a aumentar a produtividade nas fazendas, resgatar terras da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em facebook.com/SyngentaBrasil, no LinkedIn em https://www.linkedin.com/company/syngenta/ e no Instagram em @SyngentaBrasil.