You are here

Em comemoração ao Dia de Proteção às Florestas, Syngenta endossa a importância de produzir mais e melhor, atendendo às boas práticas de coexistência ambiental

Sustentabilidade
18.07.2018

Aumentar a produtividade de forma sustentável é um dos principais pilares do nosso Plano de Agricultura Sustentável

São Paulo, julho de 2018 – O Dia de Proteção às Florestas é comemorado hoje, dia 17 de julho. E permitir que os produtores alcancem altos patamares de produtividade, usando menos recursos e insumos, mas sem abrir mão das boas práticas ambientais é um dos compromissos assumidos pela Syngenta em seu Plano de Agricultura Sustentável.

Ser um país agrícola não significa desmatar, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo, usando menos de 8% do território nacional para a prática da agricultura e mantendo a maior faixa de vegetação nativa preservada do globo – mais de 60% -, sendo que aproximadamente 11% dela está em propriedades rurais. Nos Estados Unidos, por exemplo, 17,4% do território é destinado às lavouras, mas menos de 20% se referem às áreas destinadas à proteção e preservação da mata nativa.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto no novo Código Florestal Brasileiro, é uma importante ferramenta no tocante à manutenção de nossa vegetação nativa nas propriedades rurais. E a Syngenta tem feito valiosos esforços nesse sentido para que clientes e agricultores em geral cumpram essa regularização ambiental.

A Syngenta também patrocina e faz parte do comitê gestor da Rede de Fomento à Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Esta iniciativa, coordenada pela Embrapa, consiste em promover a diversificação e a integração dos diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro de uma mesma área. Desde o seu lançamento, iLPF está promovendo a recuperação de pastagens, rotação de culturas e outras técnicas conservacionistas do solo, iniciativas que se conectam diretamente ao pilar de preservação e fomento à Biodiversidade que integra o Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.

Por meio da eficiência agrícola que leva em consideração a coexistência ambienta, todos ganham: o produtor rural, com produtividade sustentável; o consumidor, com alimentos abundantes originados por meio de boas práticas; e o planeta, com a proteção de seu ecossistema.

Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em www.facebook.com/Syngenta e no Twitter® em @Syngentabrasil.