You are here

Syngenta e Embrapa celebram a evolução de pequenos e médios produtores que integram o projeto Tomatec

Sustentabilidade
04.02.2019

No mês em que se comemora o dia do tomate, empresas e instituições parceiras destacam a iniciativa, que além impulsionar práticas sustentáveis, promove a valorização do trabalho e o melhor acesso de agricultores à cadeia alimentar
 

São Paulo, fevereiro de 2019 – Um dos frutos mais presentes na mesa dos brasileiros também tem dia próprio: em 1º de fevereiro é comemorado o dia do tomate no País. Em sintonia com a data, a Syngenta, líder global na produção de defensivos agrícolas, a Embrapa Solos, e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro celebram as importantes conquistas do Tomatec, sistema de produção que conduzem em parceria.

Disseminar as melhores práticas agrícolas que pressupõem a utilização racional de insumos e recursos naturais, com foco no alcance de produtividades sustentáveis e, por consequência, da valorização da produção dos tomates por parte da cadeia alimentar. Essas são as premissas que sustentam o Tomatec, composto por técnicas inovadoras desenvolvidas e aperfeiçoadas pela Embrapa Solos (RJ) ao longo de 20 anos de pesquisas.

Por meio da iniciativa, profissionais da área levam a campo cursos de manejo e conservação do solo, envolvem produtores em técnicas para o alcance de maior eficiência no uso da água de irrigação e também no de fertilizantes. Além disso, são disseminados conhecimentos sobre manejo integrado de pragas (MIP), tutoramento vertical das plantas com fitilho* e proteção física dos frutos (ensacamento).

Um grande diferencial desse sistema produtivo em relação às culturas comuns é a busca pela total adequação no que se refere ao nível de resíduos de defensivos agrícolas. Análises em amostras atestam a qualidade dos frutos, classificados como seguros, saudáveis e sustentáveis. O produto é vendido em gôndolas específicas com o selo Tomatec®, e alguns produtores também já estão comercializando seus tomates para a merenda escolar de alguns municípios.

Com o selo, os consumidores identificam nas gôndolas dos supermercados os tomates produzidos por meio do sistema Tomatec. Assim, os produtores rurais conseguem agregar valor à sua produção e acessam uma remuneração justa pela qualidade dos frutos, obtendo lucros, evitando o êxodo rural no campo e elevando a qualidade de vida de suas famílias.

Desde o seu lançamento, o Tomatec promove a capacitação de pequenos e médios produtores, bem como segurança e proteção ao meio ambiente, preceitos que se conectam diretamente com o Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.

*O sistema de tutoramento com fitilhos consiste em conduzir as plantas de tomate até um arame preso horizontalmente através de duas estacas, com altura de 1,80 a 2,00m, que passa sobre as fileiras do fruto. Essa técnica proporciona maior eficiência de fotossíntese e aeração entre as plantas.

Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em facebook.com/SyngentaBrasil/, no Twitter® em @SyngentaBrasil e no Instagram em @SyngentaBrasil.

 

Sobre a Embrapa Solos
A Embrapa Solos, localizada no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, é o centro de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária que tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro com base no estudo e no uso racional do solo e suas interações com o meio ambiente. Instituição de referência internacional em solos tropicais, coordena e executa, em todo o território nacional, ações no sentido de reduzir os riscos ambientais e promover o uso adequado e sustentável dos recursos naturais solo e água. Saiba mais em www.embrapa.br/solos e www.embrapa.br/tema-solos-brasileiros.