You are here

Syngenta atinge o marco de mais de 1 milhão de seguidores no Facebook

Notícia
05.03.2018

São Paulo, março de 2018 – O primeiro lugar ocupado globalmente pela Syngenta no mercado de defensivos agrícolas passou a ser acompanhado pela conquista de outra importante liderança: a Syngenta alcançou o marco de 1 milhão de seguidores no Facebook, algo sem precedentes para organizações que atuam no universo de defensivos e sementes para a agricultura. Internamente, o sucesso simbolizado por esta conquista é creditado ao intenso trabalho de criação de uma narrativa digital para a empresa nas redes sociais, condizente com a forma transparente por meio da qual a Syngenta se posiciona.

“Saber dialogar em diversos âmbitos é essencial para um setor como o nosso, ainda permeado pelo entendimento superficial em meios urbanos. Cientes disso, elegemos nossa página no Facebook como canal prioritário para evoluir as conversas com essa audiência, que representa um elo fundamental na cadeia agrícola, mas que desconhece o modo como ela funciona" afirma Raony Araújo, Gerente de marca e engajamento digital da Syngenta.

A adaptação de uma linguagem historicamente técnica e científica, de modo a comunicar temas diversos utilizando um tom leve, simples e descontraído gerou, e segue gerando, a aproximação e a identificação por parte de um público avesso a temas agrícolas. Segundo Raony, antes da Syngenta embarcar neste universo digital, alguns aspectos do mundo agro ainda eram mantidos no anonimato, talvez por receio com relação à recepção externa de temas ainda tidos como polêmicos.

"É claro que nossos conteúdos institucionais e técnicos estão ali, mas o que pauta mesmo nossa narrativa no Facebook é a forma leve com que esse diálogo é estabelecido, com uma abundância de curiosidades que podem alcançar tanto leigos, quanto iniciados, gerando empatia e fidelização. O que nos permite expandir cada vez mais nossa contribuição para o debate público, desmistificando boatos e promovendo o conhecimento”, enaltece Raony. 

O fato de nossa página ter saído de uma audiência predominantemente vinda de locais em que a atividade agrícola era mais forte, até alcançar, hoje, seu maior público entre as capitais do País, mostra que a estratégia de unir mundos pela rede social mais querida por todos fazia todo sentido. E sendo os brasileiros os mais numerosos entre nossos seguidores, os "memes", não podiam faltar no pacote das postagens – mas sempre com histórias interessantes e que incentivem o engajamento, ajudando a educar o grande público sobre o agro de maneira divertida.

Para o futuro, além de seguir ramificando todo o potencial do Facebook, a Syngenta vai olhar com bastante carinho para ampliar o alcance de nosso perfil no Instagram, que estreou no fim de 2017 e já se mostra uma plataforma promissora, na qual a linguagem principal é a imagem.


Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br. Siga-nos no Facebook em www.facebook.com/Syngenta e no Twitter® em @Syngentabrasil.