Iniciativa visa recuperar um milhão de hectares degradados no Cerrado

Sustentabilidade

São Paulo, 22 de outubro de 2019. A Syngenta e a The Nature Conservancy (TNC), maior organização de conservação ambiental do mundo, anunciam o lançamento de Reverte, uma iniciativa para auxiliar a expansão sustentável da agricultura no Cerrado. Por meio de uma solução holística, que envolve melhores práticas agronômicas, ferramentas financeiras e protocolos sobre o uso de insumos (de fertilizantes e sementes até maquinário e produtos de proteção de cultivos), Reverte vai ajudar agricultores e pecuaristas a trazer pastos degradados de volta ao cultivo. O objetivo é aumentar a produtividade já no curto prazo para permitir o retorno sobre o investimento e evitar mais degradação.

Nos primeiros cinco anos de implementação, há o potencial de alcançar um milhão de hectares  com a combinação da tecnologia da Syngenta com outros sistemas de produção, como sistemas integrados e rotações. Com avanços tecnológicos, é possível aumentar esse número, viabilizando ainda mais a expansão sustentável da agricultura no Brasil.

Hoje, cerca de 18 milhões de hectares de áreas do Cerrado encontram-se em algum estágio de degradação - o que significa que não produzem o seu potencial e não oferecem os serviços ecossistêmicos em sua plenitude. O Brasil incluiu na sua agenda de clima compromissos como a recuperação de pastagens degradadas e a ampliação da área com sistemas integrados de produção, que juntos somam 20 milhões de hectares até 2030.

Segundo André Franco, líder do negócio de Sementes da Syngenta no Brasil, “o modelo de financiamento que a empresa vai lançar é de fato um avanço disruptivo, já que hoje a barreira mais significativa encontrada pelos agricultores para reverter pastos degradados é a indisponibilidade de recursos. Além disso, traremos sementes adequadas para obter os melhores resultados nessas condições de solo”. Já no primeiro ano de implementação, estima-se um alcance de 30 mil hectares em Mato Grosso, Goiás e Maranhão.

O Reverte permite aos agricultores expandirem a produção em áreas abertas, mas sem cultivo pela degradação do solo. A iniciativa pretende demonstrar a viabilidade econômica de recuperar terras em vez de abrir novas áreas para cultivo, e com isso contribuir para a preservação da vegetação nativa.

“Recuperar terras resulta em uma agricultura regenerativa e resiliente frente às questões climáticas, como o sequestro de carbono, recuperação do solo e eficiência hídrica”, destaca Giovana Baggio, Gerente de Agricultura Sustentável da TNC no Brasil. “Tivemos avanços significativos na área, mas é preciso a articulação entre diversos atores para o processo ganhar escala nos próximos anos”, completa.

A iniciativa faz parte do anúncio global da Syngenta de que a empresa destinará US$ 2 bilhões nos próximos cinco anos em iniciativas específicas de sustentabilidade para ajudar os agricultores a enfrentar às mudanças climáticas.

O investimento apoia o objetivo de sustentabilidade da Syngenta, que consiste em oferecer pelo menos dois avanços tecnológicos disruptivos ao mercado a cada ano, com o objetivo de reduzir a contribuição da agricultura para as mudanças climáticas, aproveitar sua capacidade de mitigação e ajudar o sistema alimentar a permanecer dentro dos limites planetários. O investimento também será acompanhado por um esforço para reduzir a intensidade de carbono nas operações da empresa em pelo menos 50% até 2030.

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a nutrir o mundo e cuidar do nosso planeta.  Visamos melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura por meio de ciência de ponta e soluções inovadoras para os cultivos.  Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos recursos agrícolas disponíveis. Temos 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalhando para transformar a forma como os cultivos são plantados e manejados. Por meio de parcerias, colaboração e The Good Growth Plan, nosso Plano de Agricultura Sustentável, nos comprometemos a melhorar a produtividade nas fazendas, recuperar terras degradadas, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br.  Siga-nos no Facebook em facebook.com/SyngentaBrasil/, no Twitter em www.twitter.com/SyngentaBrasil e no Instagram em @SyngentaBrasil.

Sobre a TNC

The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção em grande escala das terras e água das quais a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções inovadoras e práticas para que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil, onde atua há 30 anos, a TNC promove iniciativas nos principais biomas, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. O trabalho da TNC concentra-se em ações ligadas à Agropecuária Sustentável, à Segurança Hídrica e à Infraestrutura Inteligente, além de Restauração Ecológica e Terras Indígenas. Saiba mais sobre a TNC em www.tnc.org.br.