Agricultura Regenerativa: os bastidores da evolução do agro

Se você acompanhou o nosso blog nos últimos meses, já está por dentro da revolução sustentável que está acontecendo no campo. Nos nossos últimos conteúdos, abordamos de maneira ampla e detalhada a importância e o impacto que a agricultura regenerativa está causando no setor.
No post de hoje, relembraremos e daremos destaque aos bastidores dessa evolução do agro. Afinal, por trás de toda a mudança que está acontecendo nas lavouras, estão as tecnologias agrícolas, que são responsáveis por viabilizar o caminho para uma nova forma de produzir alimentos.
Uma coisa é certa: o agronegócio brasileiro, na atualidade, já é o mais forte e sustentável de toda a nossa história, mas sabemos que esse é só o início.
A maneira de produzir alimentos está mudando: o que está acontecendo?
A agricultura vem sofrendo diversos impactos decorrentes das mudanças climáticas e ambientais.
Diante desse cenário, cientistas reforçam o alerta de que a forma de produzir alimentos precisa mudar, tanto na adaptação de cultivares e manejos – buscando melhorar o desempenho de acordo com as mudanças climáticas que já estão exercendo influência nas lavouras – quanto na mitigação desses impactos, para impedir que essa situação evolua.
A boa notícia é que essa transformação já está se tornando uma realidade no campo. Empresas, como a Syngenta, seguem engajadas no combate à crise climática, desenvolvendo insumos adaptados para o cenário atual, com foco em performance e sustentabilidade.
Reconhecemos a importância de auxiliarmos os agricultores em meio às instabilidades ambientais e aos eventos climáticos extremos presenciados nos últimos anos.
A única maneira de tornar isso possível é assegurando a saúde e a conservação do solo, preservando o agroecossistema e a biodiversidade, respeitando a natureza e protegendo os recursos naturais
Depois de anos de questionamentos sobre como aumentar a produção para alimentar cerca de 10 bilhões de pessoas até 2050, ao mesmo tempo que precisamos reduzir drasticamente os impactos climáticos e ambientais, encontramos a resposta na própria agricultura.
Não é preciso escolher entre produtividade, rentabilidade e sustentabilidade, o agronegócio brasileiro mostra que esses pilares estão interligados.
Insumos de alta tecnologia
Com o avanço das tecnologias agrícolas e a expansão da conectividade nas áreas rurais, vemos uma agricultura cada vez mais digital e precisa, o que contribui para um agro cada vez mais forte e sustentável.
Na agricultura regenerativa, um dos objetivos é cuidar do solo, implantando práticas de conservação, além de recuperar as áreas degradadas e preservar a biodiversidade e o equilíbrio do agroecossistema. Entenda mais por meio desta série de vídeos:
Empresas de tecnologia agrícola e inovação já trabalham com fórmulas cientificamente combinadas, que promovem um manejo integrado, efetivo e econômico ao longo de todas as fases da cultura.
Iniciativas com propósito
A sustentabilidade só é real quando há o equilíbrio em seu tripé:
crescimento econômico;
proteção ambiental;
igualdade social.
Para que isso aconteça, ela deve ser:
economicamente viável;
ecologicamente correta;
socialmente justa.
Para os próximos anos, a Syngenta segue com o propósito de:
acelerar a inovação em linha com as necessidades dos agricultores e da natureza;
trabalhar para que a agricultura seja mais sustentável
auxiliar na busca pela segurança alimentar
construir parcerias de impacto para fomentar a agricultura sustentável.
Acesso ao conhecimento
Juntamente com as tecnologias agrícolas em larga escala, o conhecimento técnico baseado na evolução das pesquisas científicas também faz parte dos bastidores de uma agricultura regenerativa de sucesso.
O acesso ao conhecimento faz toda a diferença nos resultados em campo. Pensando nisso, desenvolvemos a plataforma Aplica Certo, uma das iniciativas Syngenta para apoiar os agricultores a extraírem o máximo potencial produtivo de suas lavouras, sempre pensando em colher o melhor no presente e preservando para continuar colhendo com qualidade e rentabilidade no futuro.
Reunimos especialistas do setor e desenvolvemos aulas gratuitas, com dicas, técnicas e estratégias para que você possa garantir a máxima eficiência dos produtos com segurança para a saúde humana, do solo e dos recursos naturais.
O agronegócio que nós acreditamos busca alimentar o mundo com qualidade, restaurar e respeitar a natureza e combater as crises climáticas, humanitárias e ambientais,
Gostou de saber mais sobre o assunto e quer ficar por dentro das atualizações e iniciativas da Syngenta para o setor? Acompanhe o site Syngenta Brasil!