You are here

Exposição Conexão Rural retrata como alunos e grafiteiros levaram o campo à cidade

Notícia
11.11.2016

Paulínia, novembro de 2016 - A exposição Conexão Rural apresenta, por meio de painéis fotográficos, vídeos e depoimentos, as etapas e resultados do projeto realizado em escolas da rede pública, que mostrou aos alunos a importância do campo para a população. Os estudantes participaram de workshops e transformaram o conhecimento em arte, grafitando os muros das escolas, orientados por Enivo e Mauro, renomados grafiteiros da Capital. 

O projeto foi realizado em junho, em Paulínia (SP), e envolveu cerca de 130 alunos das escolas EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, EMESFM Maestro Marcelino Pietrobom e E.E. Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas. Em outubro, foi repetido em São Paulo (SP) com estudantes de três escolas próximas ao bairro do Grajaú, o berço do grafite.

Durante a abertura da exposição, que ocorre em 17 de novembro, das 14h30 às 15h30, no Paço da Prefeitura Municipal de Paulínia (SP), os visitantes terão a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos em Paulínia e na capital paulista e, ainda, produzir seu próprio grafite digital em um telão interativo. A mostra ficará em cartaz de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, até 29 de novembro.

Dependência alimentar x produção

Na primeira fase do projeto, os estudantes discutiram em sala de aula a dependência alimentar das cidades em relação à produção do campo, a partir do conteúdo supervisionado pela geógrafa física da USP Sueli Furlan. Na segunda etapa, os alunos aprenderam sobre a história do grafite e as técnicas utilizadas neste tipo de arte com Enivo e Mauro. Os profissionais auxiliaram os alunos a desenvolverem obras nos muros das escolas com temas rurais, como frutas, cana-de-açúcar, café e feira livre.

“É um desafio muito interessante estabelecer a relação entre o urbano e o rural e ver como os temas dialogam perfeitamente”, avalia Mauro. “O grafite aproxima os jovens e leva conhecimento por meio da arte. O projeto deixa um presente para as escolas e será uma memória viva para toda a comunidade”, completa Enivo.

O projeto Conexão Rural tem o apoio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com patrocínio da Syngenta e produção da Horizonte Educação e Comunicação. Mais informações no site: www.edhorizonte.com.br/conexaorural/

Serviço

Exposição Conexão Rural
Abertura: 17/11, das 14h30 às 15h30
Data: de 18 a 29 de novembro
Horário: das 8h às 17h
Local: Paço da Prefeitura Municipal de Paulínia (avenida Prefeito José Lozano Araújo, 1.551 - Parque Brasil 500 – Paulínia – SP)


Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com e www.goodgrowthplan.com. Siga-nos no Twitter® em www.twitter.com/Syngenta.