Festival As 4 Estações promove interação entre a música instrumental e projeções audiovisuais, com programação que vai do erudito ao eletrônico.

Notícia

Entre os dias 21 e 24 de julho, São Paulo viverá uma nova experiência musical com o Festival As 4 Estações. O evento vai celebrar a música clássica e instrumental em uma programação variada, com destaque para duas apresentações da Camerata Latino Americana, que irá executar “As Quatro Estações”, de Vivaldi, acompanhada por projeções de videomapping em toda a estrutura fabril e imponente da Casa das Caldeiras, na Água Branca. O festival é gratuito e o patrocínio é da empresa Syngenta.

A programação completa do Festival As 4 Estações também inclui várias outras vertentes da música instrumental. “Afrobeat, funk, soul e música eletrônica, todas estas experimentações, junto do erudito, na Casa das Caldeiras! É um evento para aquecer o inverno paulistano”, comenta Ricardo Rodrigues, curador musical do festival.

No line-up, novas bandas da atual cena brasileira. O rock lisérgico vem com o show da Aeromoças e Tenistas Russas, enquanto a cumbia, o funk carioca e outras referências latinas estão presentes nas criações do Muntchako. Nas pick-ups de Craca, o eletrônico experimental domina a sonoridade do músico e VJ e, dos arranjos da Nômade Orquestra, o público vai curtir um som com traços étnicos misturado ao jazz.

No sábado, destaque para a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, que incendeia a Casa das Caldeiras com todo seu ska-reggae, e, no domingo a Orquestra Voadora envolve o público que no mesmo dia ainda será hipnotizado pelos transcendentais do grupo Pedra Branca. Oficinas artísticas também fazem parte da programação na sexta-feira.

Já a Camerata Latino Americana se apresenta duas vezes no evento, na abertura e no encerramento, sempre acompanhada por projeções de mapping 360⁰ da Visualfarm, produtora brasileira pioneira no desenvolvimento de novas linguagens visuais. Música e imagens se complementarão para transformar o concerto em uma experiência sensorial única, cuja principal narrativa será a celebração da progressão da passagem das estações do ano e suas relações com o que nelas é semeado. Para Pablo Casabianca, Diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta, “é um privilégio para nós poder participar de iniciativas culturais no Brasil, especialmente de projetos como o Festival As 4 Estações, que além da qualidade artística, destaca a relação do homem com a natureza."

“O espetáculo cerca o espectador em uma ambientação completa de som, luzes, imagens, laser, efeitos especiais e projeções mapeadas. Se muitas vezes a música clássica nos induz a fechar os olhos para melhor apreciá-la, desta vez queremos proporcionar uma intensidade de experiência multisensorial, que transporte o espectador ao universo do século XVIII”, comenta Alexis Anastasiou, diretor artístico da Visualfarm.

A regente Simone Menezes completa: "o mais interessante do festival é o caráter pós-moderno que ele oferece, a criação de um ambiente jovem e inédito onde a arte visual elevará a intensidade da música, permitindo novas sensações por parte do público”.

Essa é a proposta do Festival As 4 estações, uma conexão pautada nas ilimitadas possibilidades poéticas do som e da imagem. É música instrumental para todas as temperaturas.


Confira a programação completa abaixo:

Quinta - 21/07

19h30 - Duo Finlândia

21h - Camerata Latino Americana com projeção de video mapping Visualfarm

Sábado - 23/07

18h - Nômade Orquestra

20h - Black Mantra

21h – DJ Thiagão

22h - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

Domingo - 24/07

16h – Patricktor4 (Jardim)

17h - Aeromoças e Tenistas Russas (salão principal)

18h - Muntchako (salão principal)

18h - Orquestra Voadora (jardim)

18h - Craca (sub-solo/térreo)

19h Patricktor4 (jardim)

19H - VJ Jovem (sub-solo/térreo)19h - Pedra Branca (salão principal)

20h30 - Camerata Latino Americana com projeção de video mapping Visualfarm


SERVIÇO

Festival As 4 Estações
Data:
21 a 24 de julho de 2016
Horário: 21 de julho, às 19h; 23 de julho, às 17h e 24 de julho, às 16hLocal: Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca- São Paulo - SP)
Ingresso: Grátis
Classificação Etária: Livre
 

Festival As 4 Estações nas redes

Site  

Facebook
Twitter

Instagram @fest4estacoes
Snapchat fest4estacoes
 

Realização: Tudo Cultural

Produção: Frida Projetos Culturais

Patrocínio: Syngenta

Curadoria Musical: Ricardo Rodrigues

Projeto realizado através da lei de incentivo à cultura
 

Sobre a Tudo Cultural

A Tudo Cultural é uma consultoria em investimentos culturais, sociais e esportivos, cuja especialidade é orientar as empresas na utilização das leis de incentivo fiscal, desenvolvimento de políticas e diretrizes de investimentos, bem como elaboração e gestão de projetos culturais e socioeducacionais, em uma proposta que considera a razão de ser da companhia, aproximando a marca do seu público de interesse. Sua atuação está focada na criação de conexões entre empresas, proponentes, órgãos públicos e, sobretudo, pessoas, trazendo soluções customizadas. Desta forma, promove e amplia o acesso as manifestações culturais, ações socioeducativas e projetos de incentivo ao esporte, ciente do poder transformador que estas ações têm sobre a sociedade.

Sobre a Frida Projetos Culturais

Frida é uma empresa especializada na elaboração, desenvolvimento e gestão de projetos culturais, sociais e educacionais. Se destaca por desenvolver iniciativas socioculturais que integrem diversas linguagens artísticas. Tem um vasto currículo na produção de projetos no segmento das artes visuais, assim como projetos educativos que dialoguem com os múltiplos territórios do fazer cultural. 

Já realizou projetos no Centro Cultural São Paulo, CAIXA Cultural, MuBE, Instituto Cervantes de São Paulo, Sesc, Funarte, Oficinas Culturais, entre outros. 

Mais informações em www.frida.net.br

Sobre a Syngenta

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.comwww.goodgrowthplan.com. Siga-nos no Twitter® em www.twitter.com/Syngenta  

Sobre a curadoria musical

Ricardo Rodrigues e Maithe Bertolini assumem a curadoria musical do festival.
Ricardo é radialista e produtor cultural graduado no curso de Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos. É diretor geral do Festival Contato desde 2007, sócio-proprietário e curador do Espaço GIG em São Carlos, gestor e produtor da agência Let’s Gig - Booking & Music Services. Foi Diretor da Rádio UFSCar de 2007 à 2014 e Vice-Presidente da Associação das Rádios Públicas do Brasil - ARPUB (2013/14). Como curador, atuou em diversos projetos e mais recentemente no festival Dia da Música e no Edital PROAC de gravação de disco de canção. Neste momento está participando da realização da décima edição do Festival Contato e na gestão de dois projetos do Espaço Cultural GIG, contemplados nos Editais de Programação Continuada de Música do MinC-Funarte e Territórios das Artes da Secretaria de Estado da Cultura.

Maithe é produtora cultural e há dez anos atua em projetos e ações com importantes características em comum: coletividade, colaboratividade, compartilhamento do conhecimento, formação, inovação e cultura independente. Especialista em Artes Visuais pela Unicamp, assina a direção de produção e curadoria em Novas Mídias do Festival Contato, além de também ser  sócia-proprietária do GIG - São Carlos, espaço cultural que fomenta de maneira significativa a cena artística do interior de São Paulo.

Assessoria de Comunicação

INKER AGÊNCIA CULTURAL
Nathalia Montecristo – nathaliamontecristo@inker.art.br
Izabela Costa – izabela@inker.art.br

+55 11 2369-5360 | +55 11 2369-5363
www.inker.art.br