Progresso anual do Plano de Agricultura Sustentável Syngenta: mais de 663 mil trabalhadores rurais treinados no Brasil com foco no uso seguro das tecnologias

• No último ano, o aumento médio de produtividade atingido nas principais culturas brasileiras – soja, milho, tomate, café e cana-de-açúcar - foi de 5.7% em comparação ao ano de 2014
  • Desde o lançamento do Plano, mais de 637 mil hectares de solo foram preservados e mais de 3,5 milhões de hectares tiveram sua biodiversidade fomentada
  • 136.500 pequenos produtores foram acessados em 2016
  • E desde então, 100% da rede Syngenta de produtores de sementes passou a fazer parte do programa Fair Labor

Nesta semana, a Syngenta anunciou os resultados do terceiro ano de seu Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan), que compreende seis ambiciosos compromissos a serem cumpridos em 2020, com foco na evolução da sustentabilidade na agricultura e no desenvolvimento das comunidades rurais, em prol de uma agenda positiva para a segurança alimentar global.

Globalmente, aproximadamente 7 milhões de trabalhadores rurais foram treinados com foco no uso correto e seguro de nossas tecnologias, o que faz com que o acumulado de treinamentos realizados desde o lançamento do Plano de Agricultura Sustentável supere a marca de 17 milhões – 70% deles aplicados junto a pequenos produtores, em países em desenvolvimento. No Brasil, o acumulado atingido foi superior a 663 mil pessoas treinadas.

Também no último ano, os projetos e parcerias da Syngenta preservaram os solos e melhoraram a biodiversidade em um total de 9,2 milhões de hectares de terra, desenvolvendo positivamente os habitats de 34 países. Localmente, desde o lançamento do Plano, mais de 637 mil hectares de solo foram preservados e mais de 3,5 milhões de hectares tiveram sua biodiversidade fomentada no Brasil.

No que se refere à recuperação de terras no País, merece destaque a parceria firmada entre a Syngenta e a The Nature Conservancy (TNC), que contribui anualmente para os números por meio do projeto Soja + Verde. Como exemplo de engajamento de sucesso promovido por meio deste projeto, vale mencionar Luciane Copetti, que é produtora e Secretária de Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, uma das áreas mais importantes no Brasil em termos de produção de soja. Ela tem exercido um essencial papel de influenciadora, liderando a mobilização de produtores, governos, ONGs e empresas no que se refere à conservação de florestas entre as diversas fazendas da região.

“Dados importantes que marcaram o progresso do Plano em 2016 também se referem ao aumento de produtividade – mantivemos a média de 5.7% de acréscimo, em comparação ao ano de 2014, nas principais culturas brasileiras – e ao acesso a pequenos produtores, que desempenham um papel essencial para a segurança alimentar – em 2016, 136.500 deles foram abordados com foco no acesso às nossas tecnologias e serviços”, afirma Fabrício Peres, Head de Produtividade Sustentável da Syngenta para a América Latina.

A descrição de cada compromisso e uma visão geral dos progressos realizados em 2016 podem ser encontrados abaixo. Para mais informações, por favor acesse www.goodgrowthplan.com, www.data.syngenta.com, ou o Syngenta Annual Review 2016: www.ar2016.syngenta.com

Seis compromissos: atualização dos resultados de 2016 no Brasil em relação aos compromissos globais para 2020

1. Tornar as culturas mais eficientes: Aumentar a produtividade média das principais culturas do mundo em 20% sem usar mais terras, água ou insumos.
    • No Brasil, o aumento médio de produtividade foi de 5.7%, em comparação ao ano de 2014, considerando as principais culturas: soja, milho, tomate, café e cana-de-açúcar. “Quando falamos em aumentar a produtividade, não é apenas produzir mais no mesmo hectare, mas aumentar a eficiência desses cultivos, o que abrange desde ampliar a produção por hectare até reduzir o uso de insumos e recursos”, explica Fabrício Peres.
  2. Recuperar terras degradadas: Melhorar a fertilidade de 10 milhões de hectares de terra à beira da degradação.
    • Em 2016, os dados obtidos por meio dos programas da Syngenta colaboraram para o resultado cumulativo de 637 mil hectares de solo preservados, desde o lançamento do Plano de Agricultura Sustentável, em 2013.
  3. Promover a Biodiversidade: Melhorar a Biodiversidade em 5 milhões de terras agrícolas
    • Mais de 3,5 milhões de hectares tiveram sua biodiversidade fomentada no Brasil, desde 2013. Dentre os projetos que colaboram anualmente para a evolução deste compromisso, vale destacar os que têm foco na coexistência entre apicultura e agricultura e, por consequência, na disseminação de informações sobre a polinização, tema cujo interesse não se restringe ao campo, mas que envolve a sociedade como um todo.
  4. Capacitar pequenos agricultores: Alcançar 20 milhões de pequenos produtores para aumento da produtividade em 50%
    • No último ano, a Syngenta alcançou 136.500 pequenos agricultores no Brasil, permitindo que tenham acesso não apenas às tecnologias, mas aos serviços de assistência técnica com foco na aplicação das boas práticas agrícolas.
  5. Promover a segurança das pessoas: Treinar 20 milhões de trabalhadores rurais em segurança do trabalho, especialmente nos países em desenvolvimento
    • Desde o lançamento do plano, a Syngenta e seus parceiros no Brasil treinaram mais de 663 mil trabalhadores rurais, disseminando informações essenciais para o uso correto e seguro de tecnologias agrícolas.
  6. Cuidar de cada trabalhador: Promover condições justas de trabalho em toda a cadeia de produção impactada pela Syngenta
    • Desde o último ano,100% da rede Syngenta de produtores de sementes passou a fazer parte do programa Fair Labor. Mais informações sobre o programa podem ser acessadas por meio do link https://www.fairlabor.org/affiliate/syngenta

A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, nossos 28 mil funcionários em mais de 90 países estão trabalhando para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Estamos empenhados em recuperar terras à beira da degradação, promover a biodiversidade e revitalizar comunidades rurais. Para saber mais, acesse www.syngenta.com e www.goodgrowthplan.com. Siga-nos no Twitter® em www.twitter.com/Syngenta.