Syngenta lança iniciativa global para o fomento de práticas sustentáveis na agricultura

Brasília, 19 de setembro de 2013 - A Syngenta divulga hoje uma iniciativa global, batizada “The Good Growth Plan”, que foi desenhada para lidar com grandes desafios relacionados à segurança alimentar, tais como o cuidado com o meio ambiente, com as comunidades rurais e com a eficiência na utilização de recursos.

O Good Growth Plan reflete a visão da Syngenta de que a produtividade agrícola necessita mais eficiência para que possamos alimentar uma população global que vem crescendo em 200 mil pessoas todos os dias. Ao mesmo tempo, terras cultiváveis estão sendo degradadas pela urbanização e erosão do solo, enquanto recursos hídricos estão sob enorme pressão. As comunidades rurais, responsáveis por cultivar alimentos, estão em muitos casos sofrendo com a pobreza.

Para enfrentar cada desafio, foram estabelecidos seis compromissos com metas específicas e mensuráveis. Entre os objetivos específicos da Syngenta no Brasil estão:

• Tornar as culturas mais eficientes: aumentar em 20% a produtividade em soja, milho, cana e café sem usar mais terra, água ou insumos
  • Recuperar mais terras cultiváveis: recuperar 50 mil hectares de pastagens degradadas, convertendo-as em terras cultiváveis
  • Promover a biodiversidade: proteger as áreas com habitats para insetos polinizadores
  • Capacitar pequenos agricultores: acessar diretamente e capacitar 100 mil pequenos agricultores para o uso responsável de tecnologias, aumentando a produtividade em 50%
  • Promover a segurança das pessoas: treinar 160 mil agricultores em boas práticas agrícolas e uso responsável das tecnologias
  • Cuidar de cada trabalhador: promover condições justas de trabalho para toda nossa cadeia de fornecedores

“Essa é a iniciativa mais ambiciosa e abrangente já lançada por uma empresa do segmento para enfrentar o desafio da segurança alimentar”, diz o presidente para a América Latina da Syngenta, Antonio Carlos Guimarães. “O Good Growth Plan cria oportunidades de dialogar e trabalhar em conjunto com diversos públicos para alcançar os objetivos comuns” conclui.

O plano está sendo apresentado hoje em Brasília, na sede da Embrapa, em evento voltado a autoridades, ambientalistas, agricultores, ONGs e imprensa, no qual os participantes poderão discutir e aportar novas ideias para o desenvolvimento da iniciativa. O mesmo evento acontece hoje em Zurique (Suíça), Bruxelas (Bélgica), Jacarta (Indonésia) e Washington (Estados Unidos).

Os resultados da pesquisa global sobre agricultura:

A Syngenta também divulga hoje globalmente uma pesquisa inédita, realizada em 13 países incluindo o Brasil, com 8 mil formadores de opinião de diferentes setores da sociedade, que avaliou as percepções da população urbana sobre os desafios da agricultura.

Os resultados mostram que as pessoas estão divididas sobre como a produção de alimentos deve ser conduzida. Como exemplo, 78% dos entrevistados brasileiros apoiam o uso das últimas tecnologias para a produção de alimentos. No entanto, somente 24% apoiam o uso de defensivos agrícolas, fertilizantes e organismos geneticamente modificados, por exemplo. Ainda no Brasil, apenas 11% acreditam que a agricultura é feita de maneira responsável hoje em dia, e por outro lado, 54% acreditam que conforme a produtividade aumenta, a agricultura será mais sustentável.

Para acompanhar o resultado dos eventos e da pesquisa, e conhecer o conteúdo integral dos compromissos da Syngenta estabelecidos dentro do Good Growth Plan, acesse  https://www.syngenta.com

A Syngenta é uma das maiores empresas do mundo, com mais de 27.000 funcionários em mais de 90 países dedicados ao nosso propósito: trazer o potencial das plantas para a vida. Por meio de ciência de ponta, alcance global e compromisso com nossos clientes, ajudamos a aumentar a produtividade das plantações, proteger o meio ambiente e melhorar a saúde e a qualidade de vida. Para mais informações sobre nós, acesse www.syngenta.com